Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Dá para confiar nas pesquisas?

Seis dos maiores especialistas no assunto explicam por que elas são imperfeitas - e por que são indispensáveis

Publicado por Hélber Freitas
há 10 anos

Pieter Zalis

Ansiosamente aguardadas antes das votações, as pesquisas eleitorais viram alvo de crítica assim que as urnas se fecham - como em todas as eleições no Brasil.

Analisadas, porém, com a mesma lente usada por quem as produz - a da estatística -, a conclusão é que as pesquisas de intenção de voto no país têm errado bem menos do que acertado.

Ouvindo, em média, apenas 0,0014% por pesquisa dos 143 milhões de pessoas que compõem o eleitorado brasileiro, os institutos acertaram os vencedores de todas as eleições presidenciais desde 1989, por exemplo. Mas as pesquisas têm limitações, como mostraram os erros observados nesta eleição.

Para entender por que eles ocorreram e como funcionam os levantamentos, VEJA ouviu seis dos maiores especialistas no assunto do país.

1. Pesquisas eleitorais são confiáveis?

Sim, mas têm limitações. Os institutos acertaram os vencedores de todas as eleições presidenciais brasileiras desde 1989. E agora conseguiram captar a tendência de crescimento de Aécio Neves e a queda de Marina Silva na reta final do primeiro turno. As pesquisas, no entanto, registram a situação do momento. Não conseguem prever as oscilações que podem vir a ocorrer nas horas que antecedem a votação.

2. Isso significa que os institutos captaram a tendência de subida de Aécio mas não a intensidade dela?

Sim, Aécio apareceu à frente de Marina Silva (PSB) em levantamentos no sábado. Essa informação pode ter levado, sobretudo o eleitor antipetista, a considerar que o "voto útil" agora era o voto tucano. Também há o fato de que, no grupo dos eleitores sem candidatos (brancos/nulos/não sabem), a taxa dos que consideravam o governo ruim/péssimo era maior do que aqueles que avaliavam o governo como ótimo. Esses eleitores podem ter optado pelo tucano na última hora, num movimento que também passou ao largo dos radares dos institutos.

3. Mas o que explica o fato de os institutos terem errado inclusive na boca de urna, quando o voto já estava decidido?

Embora pegue os eleitores a caminho de votar, a boca de urna tem uma metodologia menos rigorosa do que as outras pesquisas. A abordagem dos entrevistados leva em conta o perfil das zonas eleitorais onde eles votam, mas não a característica social de cada um dos eleitores, por exemplo. Assim, a amostra usada na boca de urna não obedece à proporcionalidade do eleitorado com o mesmo rigor que as pesquisas de intenção de voto.

4. Nas eleições estaduais, candidatos que estavam perdendo ficaram na frente no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. Por quê?

Nesses dois estados, diz Márcia Cavallari, CEO do Ibope, ocorreram mudanças abruptas nas escolhas de eleitores, semelhantes às que ocorreram no caso do primeiro turno para presidente. E, assim como no exemplo nacional, o instituto não foi capaz de captar a tempo a intensidade da mudança.

5. É mais difícil prever os resultados locais do que o nacional?

Não. A metodologia é idêntica à dos levantamentos da eleição para presidente. Outra hipótese para explicar as diferenças do resultado nos estados é a de falha no cálculo dos votos válidos. Para estimá-los, os institutos de pesquisa subtraem do total de votos o número previsto de brancos e nulos. Nos estados onde o erro foi maior nesta eleição, a soma desses grupos também se mostrou mais elevada.

6. Por que quase ninguém conhece alguém que foi entrevistado?

Porque a probabilidade de alguém ser entrevistado é ínfima: de 0,002% a, no máximo, 0,013%, a depender do tamanho da amostra. As pesquisas ouvem, em média, 2000 eleitores, em um total de 143 milhões de pessoas aptas a votar no Brasil. Segundo o estatístico Neale El-Dash, 0,1% da população foi entrevistada no primeiro turno desta eleição, se somadas as mais de cinquenta pesquisas publicadas.

7. As pesquisas acertam mais lá fora?

Não há grandes diferenças entre o Brasil e outros países. Um estudo do Instituto francês Ipsos com 800 pesquisas presidenciais em 37 países concluiu que a média geral de erro é de 3,2 pontos porcentuais. No Brasil, a média nas eleições passadas variou de 0,9 ponto (1989) a 1,9 ponto (2006). Só nas eleições de 2014 é que o porcentual ficou acima da média: 3,9 pontos.

8. Em 2012, o estatístico Nate Silver acertou o resultado das eleições presidenciais nos cinquenta estados americanos. É possível repetir o feito aqui?

Não. O modelo de Nate Silver agrega todas as pesquisas divulgadas e define os cenários finais mais prováveis. Em 2012, ele usou mais de 4000 levantamentos para chegar a esses cenários. No Brasil, o fato de terem sido publicadas apenas 52 pesquisas de primeiro turno em 2014 impede que se obtenha a mesma precisão.

9. Qual a influência das pesquisas no voto dos eleitores?

Não há estudo no Brasil sobre isso. Uma análise da Associação Mundial de Pesquisa de Opinião Pública chegou a resultados "inconclusivos" sobre a questão. Mas, quando a influência ocorre, o efeito mais comum é levar os indecisos ou sem voto definido (os chamados volúveis) a optar pelo candidato que tem mais probabilidade de vencer ou que está em alta nas pesquisas.

10. As pesquisas deveriam acabar?

Não. Primeiro, porque quanto mais informações os eleitores tiverem à sua disposição para tomar uma decisão, melhor. Depois, porque, se os levantamentos fossem proibidos, surgiria um mercado negro de pesquisas. Candidatos e grupos que podem pagar continuariam a saber os resultados - mas os eleitores, não. Além disso, as pesquisas contam a história de uma eleição.


Fonte: Revista Veja, Editora Abril, edição 2395, ano 47, n.º 42, 15 de outubro de 2014, páginas 64 e 65.

Fonte de pesquisa para publicação da matéria por Pieter Zalis:

Cristiano Ferraz, estatístico da UFPE; José Carvalho, estatístico da USP; Clifford Young, diretor de pesquisa da Ipsos; Mauro Paulino, diretor do Datafolha; Márcia Cavallari, CEO do Ibope; Neale El-Dash, diretor da Polling Data.

  • Sobre o autor"Nenhum tesouro, por mais valioso que seja, supera o tesouro da honestidade."
  • Publicações8
  • Seguidores23
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações844
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/da-para-confiar-nas-pesquisas/145653253

Informações relacionadas

Velhos hábitos não criam novos caminhos

Sérgio Luiz Barroso, Advogado
Artigoshá 8 anos

Como funciona a votação para a escolha de um vereador?

Ana Claudia, Advogado
Artigoshá 5 anos

Como participar de forma construtiva da comunidade Jusbrasil?

Jovem eleitor e redes sociais são temas do Parlamento Debate, da TVAL

Tribunal Superior Eleitoral
Notíciashá 16 anos

Justiça Eleitoral realizou 24 eleições municipais desde 1945

16 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

"(...) quanto mais informações os eleitores tiverem à sua disposição para tomar uma decisão, melhor."
Ora, se as pesquisas são informações que ajudam o eleitor a TOMAR UMA DECISÃO, é óbvio que seu resultado influencia a escolha do candidato pelo eleitor!
Saber que o Fulano, seu candidato, está em último lugar nas pesquisas, desestimula o voto.
Saber que o candidato Beltrano, repudiado pelo eleitor, está no topo das pesquisas, faz com que vote no Ciclano, segundo colocado, apenas para evitar a eleição de Beltrano.
O ser humano é facilmente influenciável. Conheço muitas pessoas que deixaram de votar em algum candidato por estar em baixa posição nas pesquisas.
Essa informação é absolutamente desnecessária. Que diferença faz pra uma pessoa se o candidato que lhe parece mais qualificado tem mais intenções de voto, ou não?
Qualificação, honestidade, perfil de governo e propostas, essas sim, são informações relevantes. Pouco importa em quem o vizinho vai votar.
A meu ver, as pesquisas são prejudiciais à democracia e deveriam ser proibidas. continuar lendo

Á crua realidade é que o imbecil "não quer perder o voto". A ele não interessa a plataforma de governo ou seu passado. Votam pela aparência do candidato. Querem assistir ao debate para ver o "sangue correr". Infelizmente nossos candidatos se prestam a isso. Talvez, quem sabe, possivelmente no terceiro ou quarto milênio teremos imbecis em menor numero. continuar lendo

Eu acredito sim nas pesquisas! Acredito que são tendenciosas, manipuláveis e servem para que determinadas correntes influenciem na opinião dos menos esclarecidos. Deveriam ser proibidas, pois não traz nenhuma informação construtiva. continuar lendo

NÃO confio em voto eletrônico.
Se são apenas 2 (dois) candidatos, porque não se faz a eleição com o voto eletrônico e voto escrito (voto escrito colocado na urna).
Em caso de duvida, basta conferir os votos escritos, já que estes não podem ser "manuseados".;
Quem conhece computação sabe que pode ser alterado o resultado.
(O painel do Congresso não foi fraudado ?) continuar lendo

Caro Alexandre,
Concordo em parte com raciocínio implementado por Vossa Senhoria acerca das pesquisas eleitorais, que embora sejam aceitas especialmente por serem registradas nos TRE´s nas unidades da federação e no TSE, ainda distam e muito de uma metodologia científica com o menor porcentual de erros previsíveis. Quanto a influenciarem tais pesquisas no sentido de estimularem ou desestimularem o ato de votar nesse ou naquele candidato elegível, é fato, e, mais, um comportamento cultural negativo que não somente deve ser de pronto evitado e passível de transformação. O que nosso aparato jurídico - pelas mãos dos legisladores, sejam eles do Legislativo sejam do Executivo - carece é de urgente mudança no sentido de se criar lei que restrinja técnica e objetivamente os critérios e métodos empregados nas pesquisas por meio de seus institutos, para que não haja excessos ou desnaturamentos do que estatisticamente se espera de uma pesquisa séria que se aproxime como espelho da real imagem das intenções de votos, mesmo que por científica e bem elaborada coleta de informações advindas dos eleitores a realmente serem entrevistados. Nada obstante sejam revistos vários critérios científicos e estatísticos, na verdade o resultado das pesquisas, dia a dia, em período de campanha eleitoral e até mesmo às vésperas do dia de votar, influenciam positiva e negativamente, e isso é um ranso cultural que se prolonga no tempo há décadas, e essa precariedade cultural deve ser revolucionada para ontem, já, e aí fica como a dica para essa atitude, usar as mais afamadas redes sociais.
"Não há evolução comportamental, sem revolução cultural positiva" continuar lendo

interessantíssimo artigo publicado pela Revista Veja, com elementos informativos dotados de relativo teor influenciador, sem deixar de comportar-se com a mais nobre ética e equidade. Parabéns Revista VEJA e parabéns jornalista Pieter Zalis!!!! continuar lendo

Aqui na Bahia a pesquisa dava que o Paulo Souto, do DEM, iria ganhar no primeiro turno. Chegou a dar 32% Paulo Souto e 9% Rui Costa. Resultado: Rui no primeiro turno. continuar lendo

Em Curitiba na eleição anterior Gustavo Fruet aparecia em terceiro em todas as pesquisas, ficou em segundo no 1ºTurno e ganhou no 2º.

Não lembro de nenhuma pesquisa com ele na frente! continuar lendo

Mercado negro de pesquisa? Esta mais que explícito nestas "pesquisas", padrão fraude. Urna padrão fraude. O Brasil é uma cleptocracia, parasitalista, sugamentalista tetalitaria. continuar lendo